Solda TIG ou MIG: qual é melhor para cada caso
Você tem dúvida em qual processo utilizar? Entenda: solda TIG ou MIG, qual é melhor para cada caso?
Muitos soldadores nos perguntam isso, seja na Loja, Facecebook ou mesmo aqui no site da Alusolda.
Neste texto você irá aprender, como escolher entre MIG ou TIG, para fazer seu trabalho de soldagem.
Antes de entender qual é o melhor processo para você soldar, entenda as diferenças básicas de cada um deles. Isso vai te ajudar na hora de da escolha e, então, proporcionar um serviço de qualidade.
Veja nesse post:
- Características da solda MIG e TIG
- Diferenças importantes entre Metal Inerte Gás e Tungstênio Inerte Gás
- Qual soldagem é melhor para cada caso
- Perguntas Frequentes
Características da solda TIG e MIG
As dois tipos de solda envolvem gases. Isso já pode ser visto nos nomes destes: Tungstênio Inerte Gás e Metal Inert Gás.
A solda MIG utiliza uma alimentação semi-automática de um arame de solda. Este arame passa pela tocha para deixar o metal em estado líquido. Esta forma de soldagem utiliza curto circuito , para formar a poça metálica.
O gás da solda MIG serve como proteção da poça de metal formada no arco elétrico.
Já a Solda TIG funciona como um eletrodo de Tungstênio que passa a corrente elétrica até os metais a serem soldados. Quando os metais atingirem o estado líquido, poça de solda, o soldador começa a inserir o material para soldar, ou seja, as varetas para soldar TIG.
Diferenças importantes da solda TIG e MIG:
Para escolher qual Processos de Soldagem utilizar você tem que levar em conta alguns fatore como:
- Experiência em soldar;
- Com quais materiais você irá trabalhar;
- Quanto tempo você tem para concluir o trabalho;
- Quanto de dinheiro você pode investir.
Os dois processos de soldagem possuem maneiras diferentes de serem executados e, também, no funcionamento de seus equipamentos.
Podemos começar com a diferença básica de alimentação do processo de solda:
- MIG: envolve alimentação de arame conectado a um eletrodo que derrete junto com o projeto.
- TIG: envolve um eletrodo de Tungstênio, pelo qual passa uma corrente para os metais que você quer soldar.
Aqui já temos outra diferença importante entre solda TIG e MIG:
- Na processo de solda MIG o soldador utiliza apenas uma das mãos, porque a alimentação do arame funciona com o gatilho que está na tocha.
- A soldagem TIG requer que o soldador utilize duas mãos, uma para a tocha, uma para a vareta e, às vezes, um pedal para controlar a corrente que vai para a tocha.
O que foi escrito acima é básico e todo soldador deve saber.
Agora você verá as diferenças específicas das soldas TIG e MIG:
Técnica
Esta é uma das diferenças mais marcantes: enquanto na solda MIG o arame é alimentado por um gatilho na tocha, no processo TIG utiliza uma vareta para alimentar a solda com uma mão e segura a tocha com outra.
Dificuldade
A solda tig, pelo motivo da técnica dita acima, pode ser um pouco mais complicada para quem já está acostumado com outras técnicas, como MIG.
A soldagem MIG é mais utilizada, sendo um dos motivos a facilidade de soldagem. No começo aprender corretamente a amperagem e configurações pode levar um tempo, mas devido a alimentação do arame, isso torna mais fácil o serviço.
Espessura do material a ser soldado
Você consegue soldar metais grossos com maior rapidez, utilizando o processo MIG. Agora, se for o caso de estar trabalhando com metais/peças de menor espessura, utilizar o processo TIG pode ser melhor.
Velocidade da solda MIG e TIG
Soldagem MIG é ideal para projetos grandes, com peças grossas e que requerem soldas repetitivas, ou seja, alta produtividade.
O TIG pode oferecer maior “detalhe na solda”, e é indicado para trabalhos que necessitam soldas mais pontuais.
Controle
Controlar a soldagem MIG e TIG é diferente pela técnica. Se você é iniciante, sentirá que é mais fácil utilizar o processo MIG. Soldadores com maior experiência conseguem se adaptar com a técnica do processo TIG com maior facilidade, pois têm maior habilidade.
Custos
É necessário ter maior investimento nos equipamentos para soldar TIG. Então os custos de MIG saem mais baratos.
Aparência final
Enquanto a solda MIG tem uma aparência mais robusta, a soldagem TIG aparenta ser mais limpa e “final”.
Qual soldagem é melhor para cada caso?
Projetos para usar solda MIG:
- Projetos maiores, com metais grossos;
- Necessitam de solda contínua e alta produtividade, pois os equipamentos aguentam longos períodos de soldagem;
- A soldagem contínua dá uma menor chance de defeitos, pois não é necessário parar e recomeçar a solda a todo momento;
Projetos para usar TIG:
- Projetos pequenos com metais de menor espessuras, ou seja, mais finos. Apresenta maior precisam de soldagem e requer pouco acabamento após a solda.
- Este processo pode ser utilizado em diversos metais, como soldar alumínio com TIG e cobre.
- Projetos de solda que necessitam maior precisão e melhor acabamento. Este processo é utilizado também, por exemplo, em peças de arte.
Perguntas Frequentes
Qual processo é mais fácil de aprender, MIG ou TIG?
A solda MIG é geralmente considerada mais fácil de aprender devido à sua técnica de alimentação automática de arame.
Em quais materiais a solda TIG é mais eficaz?
A solda TIG é mais eficaz em metais nobres e em juntas de difícil acesso, onde a precisão é fundamental.
A solda MIG é adequada para pequenos projetos caseiros?
Sim, a solda MIG pode ser usada em pequenos projetos, especialmente aqueles que envolvem metais mais grossos e exigem maior velocidade de soldagem.
Finalizando
Como pôde ver, para escolher entre solda TIG ou MIG, têm-se de saber qual é melhor para cada caso.
Você tem que levar em consideração aspectos como: tamanho do projeto, habilidade do soldador e quanto você pode investir.
Lembre-se também de qual a produtividade requerida, uma vez que solda MIG produz mais que TIG. Isso se deve ao fato da alimentação contínua do arame.
Espero que tenha de auxiliado com este texto e esclarecido suas dúvidas.
Você tem alguma pergunta? Deixe um comentário e irei responder.
O que a Alusolda faz? |
---|
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender. |
Olá fui mecânico de manutenção e aposentei na área nunca usei MIG comprei uma inversora TIG e eletrodo revestido mas hoje vejo que a MIG pra mim seria melhor obs só trabalho em casa como hobi mas no processo TIG um eletrodo pra cada material no MIG e diferente ok é minha opinião não sou especialista no assunto ok
Claro, sua opinião é bem vinda, José! Bom saber que temos um soldador veterano aqui!
Cada área tem a solda correta, não existe uma melhor que a outra. O que acontece é que cada material tem sua fusão correta. Na área que trabalhamos com tubulações de vapor e amônia a TIG tem melhor fusão, mas na área com reforma de careta a mig tem melhor desempenho.
Isso é verdade! Como quisemos mostrar no texto, é preciso saber qual trabalho será feito, para escolher melhor entre TIG ou MIG.
Quero parabenizar todos vocês da Alusolda, por passar todos esses conhecimentos.
Eu sou iniciante no mundo da solda, comprei uma inversora, a Micro Kab 180, por enquanto vou aprender bem a soldar com eletrodo, futuramente gostaria de investir em uma MIG.
Caso vocês passarem mais matérias sobre solda com eletrodo, eu agradeceria….
Como falei no começo, sou iniciante, faço alguns serviços para mim mesmo, como cercas suportes…., mas confesso, a aparência das minhas soldas não é das melhores, caso vocês dessem uma dica, seria ótimo, o que eu acho estranho nas minhas soldas, é que algumas eu consigo deixar uma solda bonita, outras usando a mesma amperagem, no mesmo material, a solda não fica uma solda bonita….
Se puderem passar alguns macetes, será que sou eu, ou a inversões….
🙂
Celso, muito obrigado pelo feedback!
À pedido seu iremos preparar um material sobre dicas de solda e macetes.
Continue fazendo suas soldas. Com o tempo ficamos melhores.
Depende de cada material que você vai fazer, com a MIG ou TG,é muito importante saber,as diferenças entre as soldagem,
Olá, Benedito!
Muito bem colocado. Esperamos que com este texto as pessoas tenham compreendido melhor essas diferenças entre TIG e MIG e possam escolher melhor.
Gostaria de Parabenizar esta Conceituada empresa Alusolda na pessoa do Paulo César pela atenção e carinho que se dispõe ao seu público. Sou aposentado deste 2013 tenho 67 anos e durante este período de pandemia e isolamento social aproveitei e fiz pelo youtube os cursos de Solda MMA MIG TIG e Serralheria e me apaixonei pela Solda. Porém não sabia qual delas seria mais útil e indicada para cada trabalho. Agora Paulo você me esclareceu. Agradeço você de Coração por esta aula Impar que nos proporcionou. Tenho projeto de comprar uma inversora e começar a brincar com solda. Pena que os equipamento de 1ª linha estão muito caro, mas um dia realizarei meu sonho, e com certeza farei cotação com a Alusolda.
Mais uma vez o meu muito obrigado e fique com Deus. Quando tiver oferta de inversoras pode me enviar que ficarei grato.
Bom dia, José Maria! Estamos muito agradecidos com seu comentário e feedback Paulo César está ao meu lado dizendo o que fica muito feliz em saber que está ajudando pessoas com este conteúdo. Desejamos sucesso em seus projetos e caso tenha dúvidas sobre solda, pode sempre deixar um comentário. Quanto às ofertas, caso tenha interessa, podemos deixar seu número com um de nossos especialistas.
Abraços.
Ótima matéria pessoal! Sou iniciante mas faço só serviços caseiros e de acordo com os esclarecimentos nesta matéria acho que devo usar a solda TIG mesmo tendo que investir mais um pouco e ter que treinar muito para alcançar a habilidade necessária mas foi muito esclarecedor, parabéns a vocês
Confio muito mais no método TIG pois com a MIG ack teve muitas vezes que a solda fica colada por cima. Não há tão bom controle de fusão do ferro e dá possibilidade aos amadores de fazer reparos que não duram.
Gostei 👏👏
Obrigado pelo seu comentário!
Um abraço,
Paulo César!
Parabéns aos produtores da matéria, muito esclarecedora, uma prestação de serviço público. Minha sugestão aos profissionais do ramo, que se possível postem vídeos comparativos ou ilustrativos de de cada um dos tipos de solda e respectivos materiais e assim o resultado será de grande valia e parâmetro para nós amadores e robistas.
Olá, Roberto! Tudo bem?
Obrigado pelo seu comentário e agradecemos a sua sugestão. Ficamos contentes em saber que o nosso conteúdo tenha ajudado e vamos analisar a possibilidade de trazer os vídeos. Estamos sempre em buscar de melhorias e o nosso objetivo é ajudar.
Um abraço,
Paulo César!
Nota 10 pelos esclarecimentos dos pontos de vistas das duas maquinas. Trabalho com artes eu estou com necessidade de uma maquina para os trabalhos, agora já sei que maquina comprar a TIG. Muito obrigado pela ajuda foi determinante.
Olá, José Regis! Tudo bem?
Muito obrigado pelo seu comentário! Ficamos imensamente felizes em saber que nosso conteúdo ajudou você a tomar uma decisão tão importante. Nosso blog é repleto de conteúdo relacionado a soldagem. Sempre que precisar, estaremos aqui.
Um abraço,
Paulo César!
bom dia,
Por exemplo: para soldas em metalon e chapas de acço e aluminio de até 5mm, ou em perfis “L” ou “T” de aço e aluminio (até 2″), para soldar porcas e parafusos relativamente pequenos em chapas; qual mais indicada MIG ou TIG?
Olá Julio!
A resposta para sua pergunta vai depender muito do serviço que você está realizando.
E não há um único equipamento que poderá fazer tudo que foi colocado, para todos estes tipos de material.
Aqui no site temos um conteúdo sobre soldagem em alumínio que poderá te ajudar (https://alusolda.com.br/como-soldar-aluminio-da-maneira-correta-aprenda-aqui/)
Agradecemos seu contato!
Um abraço,
Paulo César
Excelente explicação, clara e objetiva.
Muito obrigado.
Não tenho experiência em nenhum tipo de solda, porém desejo aprender e realizar serviços na própria residência (sem nenhuma intenção de abrir serralheria etc), apenas fazendo algum eventual reparo , realizando pequenos projetos etc . Qual o tipo ‘máquina de solda’ vocês recomendam?
Bom dia Carlos!
Você pode optar por inversores de solda, que são máquinas mais simples e mais baratas.
Aqui no site você pode consultar os modelos através do link abaixo:
→ Modelos de Inversores de Solda
Para aprender mais sobre o processo de solda com eletrodos, utilizado neste tipo de equipamento, temos um ebook e uma vídeo aula que você pode baixar e assisitir gratuitamente.
Seguem os links dos materiais:
→ Ebook – Guia completo de Solda com Eletrodos Revestidos
→ Vídeo Aula – Vídeo Curso de Solda com Eletrodos Revestidos Grátis
Bons estudos!
Jan/2023, e estou aqui. Vocês são top. Soldador aprendiz para pequenos trabalhos em casa. Parabéns.
Olá! gostei deste documento, excelente para o mundo da solda.
Bom Dia a Todos!
Sou recrutadora de talentos e gostaria de uma opinião. No Brasil, vocês acreditam que temos mais soldadores TIG, MIG ou com especialidade em Eletrodo ?
Agradeço desde já a atenção,
Bom dia
Trabalho em uma pequena fábrica de pães embalados e preciso comprar uma máquina de solda que faça reparos em armários de chapa fina de aço (1 a 2mm) e também em bandejas de alumínio. Nos dois casos são apenas reparos feitos em uma área de manutenção.
Gostaria de uma recomendação porque li vários artigos sobre MIG e TIG, mas não consegui chegar a uma conclusão.
o uso será esporádico e não em produção.
Obrigado
Claudio
Bom dia Claudio!
No seu caso recomendo uma Inversora TIG AC/DC 200A. Como são serviços esporádicos, para essa espessura de chapas é ideal a TIG, como ele vai soldar aço carbono e aluminio teria que ser uma inversora AC/DC.
A fonte tig AC/DC da Balmer de 200A solda chapas de 0,2mm a 5mm. Sendo ideal para a sua necessidade.
Segue link do equipamento: https://alusolda.com.br/produto/inversor-de-solda-tig-balmer-maxxitig-200p-ac-dc/
Na Alusolda temos este equipamento disponível para venda e para locação, com contrato mínimo de 30 dias.
A locação pode ser uma opção de baixo custo para você experimentar o equipamento e validar o uso dele na sua operação.
Qualquer coisa estamos à disposição!