Substituir pessoas por máquinas? Parte 1

Maquina vs homem 2
vale a pena substituir pessoas por máquinas?

Aquilo que se via nos filmes de substituir pessoas por máquinas já está acontecendo.

O ambiente corporativo está mudando e obrigando líderes a fazer escolhas fundamentais para redesenhar o trabalho.

A evolução da inteligência artificial (IA) está revolucionando a melhoria nos padrões de vida e ameaçando o emprego em grande escala.

Hoje as tecnologias cognitivas mais comumente usadas são machine learning (aprendizado de máquina), visão computacional, reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural e robótica. Em cada lugar dessas máquinas, havia um ou mais trabalhador.

Os estudiosos preveem que ao longo dos próximos cinco anos, terão profundo impacto sobre o trabalho, os trabalhadores e as organizações.

As organizações se sentem cada vez mais atraída pela ideia de trocar pessoas por máquinas, para, assim,reduzir custos e aumentar a produtividade.

A automação requer escolhas importantes. Porque sistemas automatizados falham e pessoas não conseguem socorrer máquinas só nas emergências e as pessoas tendem a perder habilidades se não as praticam.

Quais os tipos de automação existem?

Levando-se em conta o impacto sobre as pessoas e a relação com suas tarefas, é bom observar as quatro abordagens ou motivos principais de escolha referente à automação.

Usando somente a tecnologia cognitiva para tradução automática no caso do profissional de tradução, vejam como fica a substituição do trabalhador pela máquina, no exemplo abaixo:

  1. Substituição – Nesse caso todo o trabalho do tradutor humano, como a tradução de manuais técnicos é substituída pela tecnologia (ou máquina).
  2. Automatização – A tradução automática é usada para fazer boa parte do trabalho, de maneira imperfeita, dado o nível de desempenho dos tradutores automáticos disponíveis. O tradutor humano, então precisa editar o texto depois.
  3. Alívio – Os trabalhos de menor valor ou desinteressantes são automatizados, e os que exigem qualidade superior, designados a um tradutor profissional.
  4. Empoderamento – O tradutor humano usa a máquina para acelerar ou aperfeiçoar algumas de suas tarefas, tais como sugerir opções de tradução de uma frase, mas é livre para escolher entre elas. Isso faz aumentar a produtividade qualidade sem que o tradutor humano perca o controle da criação do julgamento estético.

Substituir pessoas por máquinas na realidade das empresas brasileiras

O impacto das tecnologias cognitivas de forma global é grande. Mas para as nossas empresas brasileira pode ser maior ainda.

Em linhas gerais as novas tecnologias prometem melhorar  radicalmente a produtividade das organizações, o que é algo muito importante, no entanto para o cenário brasileiro se torna uma ameaça, tendo em vista a pouca competitividade brasileira.

A maior ameaça tem a ver com a baixa capacitação da mão de obra brasileira – para trocar tarefas operacionais pelas mais complexas é necessário uma capacitação muito maior, não só para exercer a nova função, como também para lidar com a tecnologia.

Com o aumento do acesso a tecnologias cognitivas, qualquer empresa com poucos funcionários pode realizar aquele trabalho que consumia um departamento inteiro a um custo radicalmente menor. Isso pode vir a destruir as empresas tradicionais.

A automação leva ao advento de tarefas mais criativas, de difícil avaliação, que podem ser realizadas de qualquer lugar. Isso seria uma ameaça no âmbito cultural.

O paradigma tradicional de comando de controle, sendo o qual o gestor controla cada atividade e métrica, terá de dar origem a um paradigma de gestão diferente, em que o líder orienta o funcionário, cria contexto para ele e, fundamentalmente, investe em sua capacidade de inovar.

E não deixe de ver a parte 2

Quer saber mais sobre soldagem para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e assista “5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção

Quem é a Alusolda
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte. Fale com nossa equipe em (62) 3250-0707 e peça o seu orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This