Triglicérides o excesso é prejudicial

Triglicerides em excesso 2
prejuízo do triglicérides em excesso

O PCMSO utiliza-se de palestras para a implementação do seu programa. Vários assuntos são abordados dentro de uma temática. Na palestra de doenças silenciosas foram citados alguns exemplos que nos leva a compreender mais sobre os vários males que elas podem nos causar. Entre eles está o Triglicérides em excesso e os males que isso causa.

Triglicérides nada mais é do que a gordura boa do nosso corpo, porém como quase tudo, em excesso prejudica (geralmente se concentra no abdômen e no quadril). Ele é conhecido como tecido adiposo e são importantes, pois servem coo reserva energética para os momentos de jejum prolongados ou alimentação insuficiente.

O exame utilizado para medir o triglicérides é o Lipidograma que vem no perfil lipídico. Sabendo que o lipidograma é o conjunto de exames de sangue que inclui as dosagens totais de colesterol, HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos, além dos lipídios totais.

Existem alguns sinais e sintomas mais conhecidos para o Triglicérides, podemos citar como exemplo as pequenas bolsas brancas na pele, especialmente próxima aos olhos, cotovelos ou dedos, chamadas cientificamente de xantelasma; acumulo de gordura na região da barriga e em outras regiões do corpo; aparecimento de machas brancas na retina que é detectável através de um exame ao olho.

As principais causas do Triglicérides em excesso são:

  • Obesidade (má alimentação, falta de exercício, o sedentarismo);
  • Hipotireoidismo (é a disfunção da tireoide);
  • Insuficiência renal crônica (aparece em todas as doenças silenciosas);
  • Dieta hipercalórica (com a ingestão de carne vermelha mantém o carboidrato e a gordura);
  • Consumo excessivo de álcool (é presente em todas as doenças silenciosas);
  • Gravidez (pode aparecer durante o período de gestação).

Alguns medicamentos também podem gerar o aparecimento de triglicérides como os corticoides, betabloqueadores, diuréticos, anticoncepcionais e a isotretinoína (rocutam).

Além disso pode ocorrer algumas complicações para as pessoas que possuem triglicérides elevados como a aterosclerose, a pancreatite (que é a inflamação do pâncreas) e a estenose hepática (gordura no fígado, que quando não cuidada pode chegar a evoluir para uma cirrose hepática).

Principais formas de prevenção

Com todos esses riscos eminentes pelo triglicérides em excesso, é possível se prevenir para não aumentar as taxas de triglicérides. As principais formas de prevenção são as atividades físicas, mudar o estilo de vida (se alimentar bem, evitar fumo e ingerir bebida alcóolica), melhorar a alimentação e emagrecer (pois assim você reduz a alimentação e tira o acúmulo de gordura encontrado no abdômen).

Analisando o Triglicérides por meio de diagnósticos observamos:

Triglicérides
Normal< 150 mg/dL
Moderado150 e 199 mg/dL
Alto200 e 499 mg/dL
Muito alto>= 500 mg/dL

Para se tratar pessoas que já tem altos índices de triglicérides pode ser feito por meio de medicamentos à base de estaminas, baixar o teor de gordura e açúcar, pois o açúcar em excesso leva o fígado a entender que deve armazenar o que não se deve guardar, além do controle do peso, pois controlando o peso estará baixando os níveis de triglicérides.

Finalizando a respeito dos altos níveis de triglicérides

Muitas vezes são feitas dietas a base da não alimentação no desejo de gerar emagrecimento e o resultado final acaba não sendo satisfatório, muito pelo contrário, causa aumento de gordura. Isso acontece porque quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos nosso organismo entende que ele deve estocar e acaba fazendo isso em forma de gordura (triglicerídeo).

Assim, vemos a importância de uma alimentação segura, da atividade física e de uma boa mudança de hábitos para o nosso bem-estar. Fazendo tudo isso com certeza teremos uma saúde adequada para exercermos todas as atividades que nos forem propostas tanto pessoal, quanto no nosso ambiente de trabalho.

Quer saber mais segurança no trabalho para ajudar a sua empresa?

Clique na imagem ou no link abaixo e baixe nosso “E-Book 9 passos para estabelecer um programa de Segurança do Trabalho

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.
Paulo César
Autor:
Paulo César é diretor comercial da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo da Solda e Corte de Metais. Acredita que alugar é melhor que comprar e gosta de ir para roça nos finais de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *