5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção – Etapa 5

supervisor de produção
como solucionar os desafios na produção

Já falamos bem do papel do supervisor e quais os desafios na gestão e na produção. Continuaremos agora com a última etapa desta sequência.

Nas etapas anteriores, trabalhamos o reconhecimento do problema (etapa 1), o papel de cada colaborador no processo produtivo (etapa 2), o diagnóstico e ajuste da equipe (etapa 3) e o desenvolvimento da equipe (etapa 4). .

Ok. Trabalhamos a equipe. Portanto agora daremos partida ao seu desenvolvimento para resolver os desafios na produção.

Sim! Você, Líder. Veja:

Etapa 5 – Desenvolvendo a liderança

Os líderes que creem no que fazem e confiam em si mesmos, são capazes de encorajar os liderados a crescerem e alcançar o sucesso.

Você sabe o motivo pelo qual foi contratado? Troca de funcionário, capacidade técnica, capacidade comportamental, expansão da área industrial, etc.

É importante, para o supervisor de produção, saber qual o motivo da contratação, para saber o direcionamento a ser tomado. Esta pergunta corresponde ao “por que”, mas tão importante quanto o “por que” é o “para quê” você foi contratado?

Você sabe quais as metas do seu setor? Quais os resultados que sua empresa espera do seu setor? Aumento de produção, liderança de pessoal, organização e funcionamento, etc.

Respondidas estas questões, ficará claro o caminho a ser tomado, para alcançar tais resultados com muito mais assertividade.

Para solucionar os problemas e desafios na produção, comecemos por:

Solução 01 – AUTOCONHECIMENTO

Quando conhecemos a nós mesmos, aumentamos a chance de afastar sentimentos e emoções negativas. É, portanto, necessário sabermos o que nos faz feliz e realizado, e aquilo que nos afeta emocionalmente em nossa vida cotidiana. Conhecendo-se bem é mais fácil minimizar os pontos fracos e maximizar os pontos fortes. Veja o link (POSTURA PROFISSIONAL, A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA)

Solução 02 – COMUNICAÇÃO

O líder deve saber ouvir e falar na hora certa. Deve usar menos “eu” e mais “Nós”; “Muito obrigado (a)”, “Faça o favor”, “Qual a sua opinião”? Faça, então, uso do benefício de uma boa comunicação! Ouça sempre e fale quando necessário. Veja o link (COMUNICAÇÃO INTERNA – Integração e Conhecimento)

Solução 03 – CRIATIVIDADE

A criatividade do líder advém das suas características individuais e do ambiente em que trabalha. Portanto, o uso do autoconhecimento para a escolha do trabalho e o desenvolvimento deste com sucesso, é indispensável.

Solução 04 – TRABALHO EM EQUIPE

O líder deve ser capaz de evidenciar a importância do trabalho em equipe no alcance de metas, evidenciar os objetivos em comum e canalizar os esforços em direção à realização dos mesmos.

Solução 05 – ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

O líder deve ser capaz de identificar metas e objetivos, quais problemas na supervisão de produção, as urgências e prioridades, o que no decorrer do dia do dia ou da semana pode afetar o resultado final do seu setor. Além disso, deve-se planejar a execução de forma minuciosa, para que ocorra com o mínimo de transtorno, visando sempre o resultado final. Daí a importância de conhecer os processos produtivos do seu setor e as interligações com os demais setores da empresa. Veja o link (COMO PRIORIZAR ASSUNTOS URGENTES PARA RESULTADOS RÁPIDOS)

Solução 06 – FOCO

O foco nas metas, objetivos ou prioridades, clareza e nitidez com que enxerga e repassa para os demais. É perceber os detalhes. E são exatamente esses detalhes que fazem toda a diferença nos resultados das pessoas de sucesso.

Solução 07 – DISCIPLINA

Esta é uma qualidade fundamental para qualquer pessoa que deseje realizar algo. Disciplina exige rigor! Nada acontece, dessa forma, quando a dedicação é colocada em prática somente em tempo livre ou quando estiver inspirado. O líder é o exemplo. Na liderança não dá pra dizer “faça o que mando e não olhe o que faço”! A disciplina do líder começa pela pontualidade nos compromissos, com as rotinas estabelecidas e o cumprimento das normas e procedimentos.

Solução 08 – ENGAJAMENTO

É o nível de participação dedicado a algo ou alguém em determinada situação. Líderes e executivos de alto desempenho são profissionais que trabalham o desenvolvimento de uma equipe, portanto, devem estar 100% engajados com as pessoas que coordenam. A única forma de engajar com algo, é ser participativo.

Solução 09 – ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E MUDANÇAS

O líder deve ser claro e específico tanto no comando das atividades, nas reuniões ou em conversa particular com um colaborador. Ele também deve respeitar os outros, pedir mudança de comportamento, ser sincero, oferecer-se a mudar e aceitar ser criticado por outra pessoa. Também é importante fazer observações ou críticas sinceras sem ofender o lado pessoal das pessoas. Assim tornará possível resolver os problemas e desafios na produção. Veja o link (RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ATRAVÉS DE UM COMPORTAMENTO ASSERTIVO)

É papel do líder:

1- Compartilhar e inspirar

  • Desenvolver uma visão entusiasmada acerca do futuro (dê vida à visão),
  • Compartilhar sonhos.
  • Falar com convicção sobre a importância do trabalho (busca de sentido).
  • Discutir cenários e tendências futuras, assim pode-se fazer planejamentos a longo prazo.
  • Mostrar como os interesses das pessoas podem ser alcançados.
  • Inventar o futuro com possibilidades empolgantes.

2- Desafiar o estabelecido

  • Assumir riscos
  • Buscar oportunidades desafiadoras
  • Estimular as pessoas a buscarem alternativas de solução
  • Identificar oportunidades de aprendizado, mesmo nos erros.
  • Ser pró-ativo antecipe-se aos problemas

3- Encorajar

  • Demonstrar confiança na equipe, afinal ele é a chave para resolver os problemas na produção.
  • Motivar e apoiar a equipe
  • Reconhecer os grandes feitos
  • Celebrar as conquistas realizadas
  • Valorizar o comprometimento da equipe com objetivos e valores compartilhados
  • Recompensar de forma criativa e customizada as boas contribuições

4-  Permitir que as pessoas ajam

  • Ouvir os diversos pontos de vista
  • Tratar as pessoas com dignidade e respeito
  • Assegurar o desenvolvimento profissional da sua equipe
  • Dar liberdade e autonomia com responsabilidade
  • Desenvolver o trabalho em time.
  • Apoiar as decisões dos outros

Alcançando e mantendo a qualidade e eficiência

Tão importante quanto desenvolver as habilidades do líder, bem como, implantar e desenvolver os processos e treinamentos dos subordinados é a rotina de manter e avaliar continuamente todas essas atitudes, atividades, e treinamentos implantados.

Apesar do tempo em que foi popularizado o ciclo PDCA, ainda é hoje, contudo, uma forma eficiente de se desenvolver e acompanhar qualquer tipo de produção. PDCA significa:

  • P: Planejar.
  • D: Desenvolver, fazer ou executar.
  • C: Checar, analisar ou verificar.
  • A: Analisar, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.

A metodologia PDCA é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos. Além disso ajuda em atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.

Uma vez implantado, o ciclo PDCA deve tornar-se uma constante dentro da empresa; um verdadeiro círculo virtuoso objetivando sempre a melhoria contínua.

Quanto mais simples e claros os procedimentos de avaliação, igualmente será mais fácil e rápido será o processo de aplicação e correção destes.

Implantados as rotinas, reuniões periódicas, a base de organização e controle, a avaliação dos resultados, treinamentos contínuos, avaliações de desempenho, normas de segurança, Cinco Esses (5s) e análise dos resultados finais, naturalmente você estará cumprindo o ciclo PDCA, de forma simples e rotineira. (etapa 4)

Finalizando

Em uma equipe treinada e madura as pessoas se encaixam nos valores essenciais da empresa. Elas não precisam ser gerenciadas com rigor, pois sabem que não tem empregos, e sim responsabilidades. Entendem também que fazem parte de um time, portanto cumprem o que propõe e têm apreço pela empresa e colegas.

Quando se tem um grupo, mas não uma equipe, os resultados são vistos de forma individual. Neste caso a organização define os objetivos e procedimentos, porém o comprometimento dos indivíduos é menor.

Na equipe os resultados são vistos de forma coletiva, ficando claro e evidente para os membros a importância de cada um e a interdependência entre eles. A equipe enxerga e define a melhoria dos procedimentos, coloca metas independentemente da organização e o comprometimento é maior.

Quando se trabalha em time os resultados do trabalho são superiores ao somatório dos esforços individuais, dessa forma os problemas são solucionados de modo mais eficaz, a diferença complementa as competências individuais e facilita o aprendizado, melhorando o ambiente de trabalho.

Tenho certeza de que você já é um(a) grande líder e que, certamente, conseguirá superar os desafios na produção!

Transforme sua chefia em liderança e alcance o sucesso almejado! Boa sorte!

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Clique na imagem ou no link abaixo e assista “5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção

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Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.
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