5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção – Etapa 5
Já falamos bem do papel do supervisor e quais os desafios na gestão e na produção. Continuaremos agora com a última etapa desta sequência.
Nas etapas anteriores, trabalhamos o reconhecimento do problema (etapa 1), o papel de cada colaborador no processo produtivo (etapa 2), o diagnóstico e ajuste da equipe (etapa 3) e o desenvolvimento da equipe (etapa 4). .
Ok. Trabalhamos a equipe. Portanto agora daremos partida ao seu desenvolvimento para resolver os desafios na produção.
Sim! Você, Líder. Veja:
Etapa 5 – Desenvolvendo a liderança
Os líderes que creem no que fazem e confiam em si mesmos, são capazes de encorajar os liderados a crescerem e alcançar o sucesso.
Você sabe o motivo pelo qual foi contratado? Troca de funcionário, capacidade técnica, capacidade comportamental, expansão da área industrial, etc.
É importante, para o supervisor de produção, saber qual o motivo da contratação, para saber o direcionamento a ser tomado. Esta pergunta corresponde ao “por que”, mas tão importante quanto o “por que” é o “para quê” você foi contratado?
Você sabe quais as metas do seu setor? Quais os resultados que sua empresa espera do seu setor? Aumento de produção, liderança de pessoal, organização e funcionamento, etc.
Respondidas estas questões, ficará claro o caminho a ser tomado, para alcançar tais resultados com muito mais assertividade.
Para solucionar os problemas e desafios na produção, comecemos por:
Solução 01 – AUTOCONHECIMENTO
Quando conhecemos a nós mesmos, aumentamos a chance de afastar sentimentos e emoções negativas. É, portanto, necessário sabermos o que nos faz feliz e realizado, e aquilo que nos afeta emocionalmente em nossa vida cotidiana. Conhecendo-se bem é mais fácil minimizar os pontos fracos e maximizar os pontos fortes. Veja o link (POSTURA PROFISSIONAL, A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA)
Solução 02 – COMUNICAÇÃO
O líder deve saber ouvir e falar na hora certa. Deve usar menos “eu” e mais “Nós”; “Muito obrigado (a)”, “Faça o favor”, “Qual a sua opinião”? Faça, então, uso do benefício de uma boa comunicação! Ouça sempre e fale quando necessário. Veja o link (COMUNICAÇÃO INTERNA – Integração e Conhecimento)
Solução 03 – CRIATIVIDADE
A criatividade do líder advém das suas características individuais e do ambiente em que trabalha. Portanto, o uso do autoconhecimento para a escolha do trabalho e o desenvolvimento deste com sucesso, é indispensável.
Solução 04 – TRABALHO EM EQUIPE
O líder deve ser capaz de evidenciar a importância do trabalho em equipe no alcance de metas, evidenciar os objetivos em comum e canalizar os esforços em direção à realização dos mesmos.
Solução 05 – ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
O líder deve ser capaz de identificar metas e objetivos, quais problemas na supervisão de produção, as urgências e prioridades, o que no decorrer do dia do dia ou da semana pode afetar o resultado final do seu setor. Além disso, deve-se planejar a execução de forma minuciosa, para que ocorra com o mínimo de transtorno, visando sempre o resultado final. Daí a importância de conhecer os processos produtivos do seu setor e as interligações com os demais setores da empresa. Veja o link (COMO PRIORIZAR ASSUNTOS URGENTES PARA RESULTADOS RÁPIDOS)
Solução 06 – FOCO
O foco nas metas, objetivos ou prioridades, clareza e nitidez com que enxerga e repassa para os demais. É perceber os detalhes. E são exatamente esses detalhes que fazem toda a diferença nos resultados das pessoas de sucesso.
Solução 07 – DISCIPLINA
Esta é uma qualidade fundamental para qualquer pessoa que deseje realizar algo. Disciplina exige rigor! Nada acontece, dessa forma, quando a dedicação é colocada em prática somente em tempo livre ou quando estiver inspirado. O líder é o exemplo. Na liderança não dá pra dizer “faça o que mando e não olhe o que faço”! A disciplina do líder começa pela pontualidade nos compromissos, com as rotinas estabelecidas e o cumprimento das normas e procedimentos.
Solução 08 – ENGAJAMENTO
É o nível de participação dedicado a algo ou alguém em determinada situação. Líderes e executivos de alto desempenho são profissionais que trabalham o desenvolvimento de uma equipe, portanto, devem estar 100% engajados com as pessoas que coordenam. A única forma de engajar com algo, é ser participativo.
Solução 09 – ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E MUDANÇAS
O líder deve ser claro e específico tanto no comando das atividades, nas reuniões ou em conversa particular com um colaborador. Ele também deve respeitar os outros, pedir mudança de comportamento, ser sincero, oferecer-se a mudar e aceitar ser criticado por outra pessoa. Também é importante fazer observações ou críticas sinceras sem ofender o lado pessoal das pessoas. Assim tornará possível resolver os problemas e desafios na produção. Veja o link (RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ATRAVÉS DE UM COMPORTAMENTO ASSERTIVO)
É papel do líder:
1- Compartilhar e inspirar
- Desenvolver uma visão entusiasmada acerca do futuro (dê vida à visão),
- Compartilhar sonhos.
- Falar com convicção sobre a importância do trabalho (busca de sentido).
- Discutir cenários e tendências futuras, assim pode-se fazer planejamentos a longo prazo.
- Mostrar como os interesses das pessoas podem ser alcançados.
- Inventar o futuro com possibilidades empolgantes.
2- Desafiar o estabelecido
- Assumir riscos
- Buscar oportunidades desafiadoras
- Estimular as pessoas a buscarem alternativas de solução
- Identificar oportunidades de aprendizado, mesmo nos erros.
- Ser pró-ativo antecipe-se aos problemas
3- Encorajar
- Demonstrar confiança na equipe, afinal ele é a chave para resolver os problemas na produção.
- Motivar e apoiar a equipe
- Reconhecer os grandes feitos
- Celebrar as conquistas realizadas
- Valorizar o comprometimento da equipe com objetivos e valores compartilhados
- Recompensar de forma criativa e customizada as boas contribuições
4- Permitir que as pessoas ajam
- Ouvir os diversos pontos de vista
- Tratar as pessoas com dignidade e respeito
- Assegurar o desenvolvimento profissional da sua equipe
- Dar liberdade e autonomia com responsabilidade
- Desenvolver o trabalho em time.
- Apoiar as decisões dos outros
Alcançando e mantendo a qualidade e eficiência
Tão importante quanto desenvolver as habilidades do líder, bem como, implantar e desenvolver os processos e treinamentos dos subordinados é a rotina de manter e avaliar continuamente todas essas atitudes, atividades, e treinamentos implantados.
Apesar do tempo em que foi popularizado o ciclo PDCA, ainda é hoje, contudo, uma forma eficiente de se desenvolver e acompanhar qualquer tipo de produção. PDCA significa:
- P: Planejar.
- D: Desenvolver, fazer ou executar.
- C: Checar, analisar ou verificar.
- A: Analisar, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.
A metodologia PDCA é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos. Além disso ajuda em atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.
Uma vez implantado, o ciclo PDCA deve tornar-se uma constante dentro da empresa; um verdadeiro círculo virtuoso objetivando sempre a melhoria contínua.
Quanto mais simples e claros os procedimentos de avaliação, igualmente será mais fácil e rápido será o processo de aplicação e correção destes.
Implantados as rotinas, reuniões periódicas, a base de organização e controle, a avaliação dos resultados, treinamentos contínuos, avaliações de desempenho, normas de segurança, Cinco Esses (5s) e análise dos resultados finais, naturalmente você estará cumprindo o ciclo PDCA, de forma simples e rotineira. (etapa 4)
Finalizando
Em uma equipe treinada e madura as pessoas se encaixam nos valores essenciais da empresa. Elas não precisam ser gerenciadas com rigor, pois sabem que não tem empregos, e sim responsabilidades. Entendem também que fazem parte de um time, portanto cumprem o que propõe e têm apreço pela empresa e colegas.
Quando se tem um grupo, mas não uma equipe, os resultados são vistos de forma individual. Neste caso a organização define os objetivos e procedimentos, porém o comprometimento dos indivíduos é menor.
Na equipe os resultados são vistos de forma coletiva, ficando claro e evidente para os membros a importância de cada um e a interdependência entre eles. A equipe enxerga e define a melhoria dos procedimentos, coloca metas independentemente da organização e o comprometimento é maior.
Quando se trabalha em time os resultados do trabalho são superiores ao somatório dos esforços individuais, dessa forma os problemas são solucionados de modo mais eficaz, a diferença complementa as competências individuais e facilita o aprendizado, melhorando o ambiente de trabalho.
Tenho certeza de que você já é um(a) grande líder e que, certamente, conseguirá superar os desafios na produção!
Transforme sua chefia em liderança e alcance o sucesso almejado! Boa sorte!
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