Indústria 4.0 – Vai embarcar ou ficar na estação?

Indústria 2

O que é a indústria 4.0?

É um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

A partir de Sistemas Ciber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais. Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.

De acordo com Klaus Schwab, fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial e autor do livro The Fourth Industrial Revolution, grandes mudanças estão acontecendo no mundo todo, alimentadas pela inovação da tecnologia, trazendo desafios e benefícios em igual medida, em especial para as empresas.

Se você quer construir uma carreira sólida, mas ainda não sabe o rumo, está na hora de tomar as rédeas do seu futuro e traçar as metas profissionais.

Saber o que quer e pra onde quer ir é o primeiro passo! Não é possível planejar sem identificar o objetivo e as metas para alcançá-lo.

Neste caso, alguns pontos devem ser considerados:

  1. Aprendizado Contínuo: Não ficar parado no tempo. Se já tem formação superior, faça um MBA. Cursos técnicos e cursos de curta duração são focados, tem conteúdo específico e contribui enormemente, tanto como conteúdo intelectual quanto na prática. Cursos on-line gratuito existem aos montes. Ficar sem reciclar ou estudar demonstra falta de vontade em se renovar. Vale lembrar que alinhar as suas competências com as exigências da carreira e tendência de mercado é muito importante. Tudo isso conta muito no currículo profissional.
  2. Falar outro Idioma: Invista em um curso de idioma, aprenda outra língua. Se já fala inglês, então parta para o espanhol. Mas faça de forma bem feita, de forma que fale a língua e não arranhe. Ou melhore seu português, principalmente a escrita. Em todo trabalho a escrita é necessária.
  3. Rede de Contatos: Vale lembrar que mais da metade das vagas de trabalho são preenchidas através de indicações. Então, não fique parado! Esforce-se em construir uma rede de contatos, participando de eventos e feiras do setor, associações de classe, grupos de ex-alunos de cursos que já tenha participado etc. Isso exige esforço e disciplina. Lembre-se que nada substitui o contato face a face, apesar de existirem as facilidades das redes sociais.
  4. Atualização Tecnológica: Conhecer as novas ferramentas tecnológicas é imprescindível. Não tem que ser um “expert”, mas tomar o cuidado de não se tornar analfabeto no assunto, pois a tecnologia muda a cada minuto e em questão de meses podemos ter uma bagagem totalmente obsoleta. A atualização tecnológica é essencial para manter-se em sintonia com o mundo e principalmente com a sua rede de contatos.
  5. Auto Avaliação: O que tem feito ultimamente para melhoria do seu aprendizado? Ou para aumentar e melhorar sua rede de contatos? Fez algum curso, atualização ou aprendeu algo que seja novo para você? Se estiver trabalhando, em que tem contribuído para a empresa? Está engajado em algum projeto?

Faça uma avaliação de si mesmo e veja em que nível você se encontra: acima, na média ou abaixo. Seja bastante honesto consigo mesmo, avalie o seu desempenho quanto aos itens mencionados e faça seu planejamento.

Se você tem auto motivação, para aprender constantemente, você vai ficar bem.

Nesse novo cenário é necessário ter auto motivação para ser aprendiz pela vida inteira, pois as mudanças e inovações serão uma variável constante.

Portanto, estejamos atentos, enquanto empresários gestores e trabalhadores de modo geral, para as inovações, exigências e velocidade com que ela traz na sua amplitude, senão seremos “meros passageiros na estação olhando o trem passar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This