Você já parou para analisar qual o seu estilo de liderança?

estilo de liderança

Você já ouviu falar em estilos de liderança?

Liderança é diferente de poder. Liderar é influenciar pessoas de forma organizada em direção a objetivos comuns. Poder é a capacidade que uma pessoa tem para influenciar o comportamento de outras, de maneira que ajam de acordo com a vontade do influenciador. (S. Robbins)

Conhecer o nosso estilo de liderança é primordial no gerenciamento de nosso departamento ou do nosso negócio, pois nosso comportamento reflete diretamente no modo de agir dos colaboradores e nos resultados da empresa também.

O poder da posição

O poder decorrente da POSIÇÃO é baseado na descrição de cargo e no que o líder pode oferecer aos outros. Já o poder decorrente da PESSOA é baseado na maneira pela qual o líder é visto pelos outros.

Os líderes que conseguem realizar um trabalho em virtude de sua posição na organização induzem o comportamento, possuem o poder “sobre”. Quando se exerce o PODER DE POSIÇÃO, automaticamente está fazendo uso dos poderes de coerção (poder de autoridade), do poder de recompensa (pagamentos) e do poder legitimado (posição na hierarquia organizacional). Este poder está relacionado à capacidade do gerente de punir como meio de influenciar o comportamento de outras pessoas. A punição se manifesta de várias maneiras, desde a advertência até a demissão. É uma poderosa ferramenta de intimidação.

Quando o indivíduo deixa o cargo, o poder continua a existir na posição e não pode seguir com o indivíduo.

O poder da pessoa

Os líderes que derivam seu poder dos seus subordinados, influenciam o comportamento, possuem o “poder junto à”. Assim, quando se exerce PODER PESSOAL, está fazendo uso dos poderes de Competência (habilidade, conhecimento) e referência (ser modelo, influenciador).

Este é o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base, portanto, a identificação com o outro e o desejo de ser semelhante ao outro.

Estilos de liderança

  • AUTOCRÁTICO: o líder autocrático delega tarefas a membros escolhido pelo líder, não trabalha objetivos com o grupo, tece elogios e críticas pessoais de modo a gerar um superego ou sentimento de depreciação nos membros da equipe.

Assim, este estilo de liderança gera tensão na equipe, falta de iniciativa dos membros, agressividade e ou passividade dos colaboradores.

  • DEMOCRÁTICO: o líder democrático delega tarefas aos membros do grupo, compartilha os objetivos, apoia a liderança, faz elogio e críticas impessoais.

Dessa forma, este estilo de liderança gera cooperação, trabalho em equipe, comunicação, coesão e comprometimento da equipe.

  • LIBERAL: o líder liberal, como o próprio nome diz, delega, mas não acompanha, tem pouca participação no grupo, não consegue enxergar o desenvolvimento dos trabalhos da equipe, portanto não crítica e nem elogia sua equipe.

Portanto este estilo de liderança gera perda de tempo, discussões, individualismo e descontentamento dos membros da equipe.

Tipos de administração

  • Clube de Campo: Administração desse tipo dedica uma cuidadosa atenção às necessidades de relacionamento das pessoas, produz uma atmosfera amigável e um ritmo de trabalho confortável.
  • Gerência de Equipes: Administração desse tipo promove a realização do trabalho por pessoas comprometidas; a interdependência que resulta do sentido de “mesmo barco” produz um ambiente de relacionamento de confiança e respeito.
  • Funcionário: Administração desse tipo faz com que o desempenho adequado da organização é alcançado por meio do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção da moral das pessoas em nível satisfatório.
  • Precária: Administração desse tipo promove a permanência do membro na organização, sem requerer um mínimo de esforço para fazer o serviço.
  • Obediência: Na administração desse tipo a eficiência das operações é produto de um sistema de trabalho, no qual a interferência do elemento humano é mínima.

Tipos de comportamentos dos liderados

  • Comportamento voltado para tarefas: exige alto esforço de orientação e direção por parte do líder.
  • O Comportamento de relacionamento: exige esforço para apoio sócio-emocional por parte do líder.
  • Comportamento prontidão: exige baixo esforço por parte do líder no desempenho de uma tarefa, função ou objetivo específico. Os subordinados tomam a iniciativa.

Nível de maturidade X Estilos de liderança

  • MATURIDADE BAIXA – as pessoas não têm capacidade, nem vontade de assumir responsabilidade. Necessita de supervisão rigorosa e controle.

O líder determina e fornece instruções específicas. Supervisiona estritamente o seu cumprimento.

  • BAIXA E MODERADA – as pessoas que não têm capacidade, mas sentem disposição para assumir responsabilidade. Necessita treinamento, direção e controle.

O líder precisa persuadir, explicar as decisões e oferecer oportunidades de esclarecimento.

  • MODERADA ALTA – as pessoas têm capacidade, mas não estão dispostas a fazer o que o líder quer. Nesse nível as pessoas não tomam iniciativas precisam estar interagidas para saber o que deve ser feito, precisam de apoio e ser inseridos no processo.

O líder precisa compartilhar e implantar o sentimento de equipe, trocar ideias e facilitar a tomada de decisões.

  • ALTA – as pessoas têm capacidade e disposição para assumir responsabilidades. Nesse nível as pessoas tomam decisões, avaliam resultados e trazem a soluções.

O líder pode delegar e transferir a responsabilidade das decisões e da sua execução. Isso irá variar de acordo com os estilos de liderança.

Maturidade dos subordinados e os estilos de liderança

O grau de maturidade dos subordinados pode ser medido pelo grau de responsabilidade com que assume a formação, experiência, iniciativa e autonomia. Pode ser mensurado, também, pela forma que trata os relacionamentos, a cooperação com o grupo/equipe/empresa e a segurança com que exerce a função e toma decisões.

Liderança orientada para o chefe

  • O gerente decide e comunica a decisão. Não há participação dos comandados. A liderança impõe.
  • O gerente “vende” a decisão. Não há participação dos comandados. A liderança convence os comandados. “Vende o peixe”.
  • O gerente apresenta ideias e promove debates. A participação dos liderados não influencia nas decisões.
  • O gerente apresenta uma decisão possível, sujeita a mudança. A liderança consulta os liderados.

Liderança orientada para os subordinados

  • A liderança apresenta o problema, pede sugestões, toma a decisão e dá participação aos liderados nas deliberações.
  • A liderança define limites, dentro dos quais o grupo decide. A participação dos liderados é em grupo e limitada.
  • A liderança permite que a equipe trabalhe sozinha e dentro dos limites. A participação dos liderados é ativa no processo. O líder delega as decisões dentro dos parâmetros preestabelecidos.

Esperamos ter conseguido de forma simples contribuir para aumentar o poder de liderança dos nossos clientes e parceiros e consequentemente melhores resultados na gestão de cada um.

Fonte Pesquisa (FGV//Prof. Alfredo M. Saidneuy Jr.)

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Maria Perpétua é diretora administrativa da Alusolda e possui mais de 37 anos de experiência no ramo de Gestão de Pessoas. Acredita na capacidade de melhoria contínua dos profissionais e gosta de bordar no seu tempo livre.
Comentários
  • Muito obrigado!
    Foi extremamente importante conhecer o que se pode esperar tanto do líder como dos liderados!
    Mas eu acredito na meritocracia como recurso de avaliação e classificação de líder e liderados, seria equivalente à produção e produtividade!
    Abraço,

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