Como melhorar o desempenho da sua equipe – Parte 1

como melhorar desempenho da equipe de vendas

Você quer melhorar o desempenho da sua equipe e da sua empresa?

Imagine o que poderia conseguir se o desempenho de todas as equipes aumentasse… 

Muitas empresas gastam grandes economias em palestras motivacionais e treinamentos extraordinários. Funciona?

Na maioria dos casos funciona sim, mas temporariamente.

Acontece que a motivação por si só não basta, sua equipe tem que estar instigada e procurar,  inovar e criar. Para isso sua equipe precisa ter uma atitude: curiosa.

Neste artigo vou te mostrar como melhorar o desempenho de sua equipe e empresa é um dos benefícios de cultivar a curiosidade.

Por que cultivar a curiosidade pode melhorar o desempenho da equipe?

como melhorar desempenho da equipe na empresa

Todas as invenções e grandes avanços da humanidade foram frutos de curiosidade. Isso é altamente aplicado aos negócios e empreendedorismo.

As maiores empresas e os maiores feitos se iniciam com uma pequena faísca de curiosidade, pesquisa e tentativas.

Existem alguns insights que pesquisas proporcionaram a respeito deste assunto em empresas:

  • Cultivar a curiosidade em todos os níveis hierárquicos da empresa prepara os líderes e colaboradores a lidarem com condições incertas do mercado e com as pressões externas;
  • Com pequenas mudanças na organização e gestão de pessoas, os líderes podem incentivar os colaboradores a serem mais curiosos, podendo buscar soluções para problemas. Isso vale tanto para a área industrial quanto administrativa.
  • Muitas empresas dizem que incentivam que seus colaboradores a questionarem situações e processos, mas na verdade não os preparam para isso e acabam reprimindo toda tentativa de curiosidade destes.

Agora, na sua empresa ou na qual você trabalha, qual seriam os benefícios de trabalhar curiosidade com todos os colaboradores e gestores?

4 benefícios da curiosidade nas empresas

Os benefícios para as empresas que permitem que seus colaboradores sejam mais conscientes e ativos criativamente são muitos. Abaixo estão os principais destes, que foram mais vistos em empresas que participaram de pesquisas.

Benefício 01 – Diminuir erros na tomada de decisão

Quando a curiosidade é instigada e permitida, há maior possibilidade de investigarmos as situações sem pedir sempre confirmação. Além disso criamos menos estereótipos e diminuímos preconceitos do que as pessoas falariam, então estamos mais abertos ao diálogo com quem quer que seja.

Isso acontece porque a curiosidade nos induz a criar alternativas, assim não nos apegamos apenas à primeiras impressões.

Mais inovação e mudanças positivas em atividades profissionais

Seja em atividades que requerem criatividade ou mais mecânicas, as pessoas sempre estão propensas à desafios, estresse e situações totalmente inusitadas.

Colaboradores e líderes, que têm liberdade para pensar a respeito do trabalho e da maneira de como fazê-lo, apresentam mais resultados em seus trabalhos. Isso se deve aos comportamentos inovadores que são desenvolvidos por essas pessoas, como sugestões construtivas para solucionar problemas.

Isso foi levantado por Francesca Gino, através de uma pesquisa com cerca de 200 funcionários de vários setores em uma grande organização.

Redução de conflitos no grupo melhora o desempenho da equipe

Normalmente, em grupos e equipes de colaboradores, a capacidade de empatia tende a ser baixa ou mesmo “regular”. Ou seja, as pessoas não se colocam no lugar das outras com facilidade.

Quando as pessoas de uma equipe ou grupo de colaboradores são incentivadas a serem mais curiosas, estas desenvolvem uma maior capacidade de compreensão do outro. Isso de deve ao fato de a curiosidade gerar um interesse maior pelas ideias de outras pessoas, o que consequentemente abre espaço para escutar e aceitar mais o que se escuta.

Comunicação mais aberta e melhor desempenho da equipe

Francesca Gino em um programa de liderança dividiu pessoas em grupos. Ela constatou que alguns grupos, ao final do dia, tiveram melhor desempenho que outros.

Estes eram considerados “grupos controle” em um experimento interno. Francesca e seus colegas incentivaram a curiosidade nestes grupos durante as atividades. Foi constatado que isso proporcionou melhor rendimento, porque estavam mais abertos a compartilhar informações abertamente e ouvir com mais atenção.

Finalizando sobre melhorar o desempenho da sua equipe

Você viu neste post a importância de cultivar a curiosidade, para melhorar o desempenho da sua equipe e, inclusive, ter melhor relacionamento entre colegas de trabalho de todas as hierarquias.

Os 3 insights das pesquisas em grandes empresas são, em resumo:

  • Líderes e colaboradores ficam mais preparados para situações incertas interna e externamente;
  • O incentivo à curiosidade pode ser feito com pequenas mudanças no ambiente de trabalho e relações entre líderes e colaboradores;
  • Muitas empresas tendem a reprimir a curiosidade e as atitudes criativas dos colaboradores.

É importante lembrar deste insights e olhar para a Organização na qual está em atividade e então fazer as seguintes perguntas, para saber se é ou não estimulado o pensamento criativo:

  • Os colaboradores de minha equipe estão conseguindo lidar bem com situações inusitadas? Eu tenho conseguido?
  • Meu ambiente de trabalho tem possibilidades para ser curiosa e criativa?
  • Na minha equipe, eu ou o líder tem incentivado ou cortado pensamento curioso/criativo?

Bem, espero que este texto tenha te ajudado a entender como usar o pensamento curioso pode melhorar o desempenho da sua equipe e o ambiente de trabalho. Em breve postarei as estratégias para aumentar instigar a curiosidade na equipe!

Gostou deste texto? Deixe um comentário me dizendo o que achou que eu respondo!

O que a Alusolda faz?
A Alusolda oferece Locação, manutenção de equipamentos, e comércio de produtos no segmento de solda e corte.

Faça um orçamento sem compromisso no telefone (62) 3250-0707. Nossos melhores colaboradores irão te atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *